Há um Tipo novo na FIAT
O FIAT Tipo foi o modelo mais vendido da marca nos primeiros nove meses de 2020, superando, surpreendentemente, o icónico 500. Ainda assim, a marca italiana achou por bem renovar por completo a sua gama, dotando o Tipo de um design actualizado, mais conteúdos tecnológicos e ainda com novas motorizações. Esta modernização do segmento C da FIAT deu-se nas três carroçarias, quatro e cinco portas, bem como na Station Wagon. Novidade absoluta é a introdução de um Tipo de inspiração crossover, o Tipo Cross.
Assim, as versões convencionais passam a designar-se por Life e contam com três níveis de equipamento: Tipo, Life e City Life. Qualquer um deles pode estar associado aos três formatos de carroçaria. Já o Tipo Cross, exclusivamente disponível na carroçaria de cinco portas, conta com dois níveis de equipamento, o City Cross e o Cross. Parece confuso, mas não é. Exteriormente, o grande destaque é a adopção do novo símbolo com lettering da FIAT, seguindo as pisadas do recentemente apresentado Novo 500. As luzes são agora integralmente em LED, quer à frente, quer atrás e passam a estar disponíveis duas novas cores, o Azul Ocean e o Laranja Paprika. No habitáculo, o Tipo foi agora “vítima” da digitalização, passando a contar com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e com o novo sistema de infotainment com display táctil de 10,25 polegadas.
Relativamente ao Tipo Cross, as novidades não passam apenas pelo design de inspiração mais aventureira, com novos pára-choques e frisos. A FIAT foi mais além e dotou-o de uma nova suspensão, para uma altura livre ao solo superior em 4 centímetros. A combinação de jante e pneu é também distinta dos restantes Tipo. Tal como a carroçaria station wagon, o Tipo Cross conta também com práticas barras de tejadilho. Igualmente no campo da segurança, a FIAT reforçou, e de que maneira, a aposta, aplicando no Tipo elementos como o reconhecimento de sinais de trânsito, controlo de faixa de rodagem, alerta de fadiga, máximos adaptativos e assistente de ângulo morto. Por dentro, há ainda a destacar o acesso e arranque sem chave e o carregador sem fios para smartphones.
Debaixo do capot há igualmente novidades graças à introdução do motor 1.0 Turbo da família FireFly com 100 cavalos e 190 Nm de binário, superando o actual 1.4 atmosférico em performance e eficiência. Do lado dos Diesel, mantém na oferta o motor de 1.3 litros de 95 cavalos mas o 1.6 vê a potência subir de 120 para 130 cavalos. Se já víamos poucos…