Quero estes 6 automóveis japoneses em Portugal
É fácil dizer que os quero em Portugal. Mais difícil é eles virem a ser comercializados por cá. Mais difícil ainda é poder comprá-los a todos. Neste pequeno grupo de 6 automóveis há um pouco de tudo. Pequenos e grandes, potentes e mais fraquinhos. Descapotáveis, fechados e até mesmo um todo-o-terreno. Apenas têm essas duas coisas em comum: vêm todos do Japão e nenhum se vende em Portugal. Três coisas, na verdade. Gosto de todos.
Nissan Skyline
Sim, não tem nada a ver com os Skyline R32, R33 e R34 com que todos os fãs da geração Gran Turismo deliram. Eu também faço parte do grupo. Mas é um Skyline, mesmo que mais não seja do que um Infiniti Q50. E o 400R tem um motor V6 com 405 cavalos que soa, de certeza, muito bem. A tracção é traseira, claro. E quem é que não gosta de um sedan de tracção traseira assumidamente desportivo?
Daihatsu Copen
Impossível resistir a este Kei Car descapotável. E é também dos poucos automóveis novos à venda no Japão com caixa manual. O motor tem os números habituais desta classe específica do mercado nipónico, uma unidade três cilindros, turbo, com 660cc e cerca de 64 cavalos. Chega e sobra para os 850 kg do Copen. Há quatro versões diferentes e se uma é inspirada no Copen original, há também outra mais desportiva, a GR Sport, com caixa manual e diferencial autoblocante. Volante Momo, suspensão Bilstein e baquets Recaro também lá estão. Estás convencido de que precisas mesmo de um Copen?
Subaru WRX STI
Na verdade, segundo apurei, o WRX STI já foi descontinuado no Japão, mas não consegui não incluí-lo nesta lista. Um Impreza que na verdade já não usa esse nome, mas que prolonga o legado por ele iniciado nos anos 90. Tem de ser azul, obviamente. A cor que melhor combina com o ronco inconfundível do motor dois litros boxer com mais de 300 cavalos. A propósito, sabes a diferença entre um motor boxer e um flat? Clica aqui para a conheceres.
Honda S660
Menos de 3,5 metros de comprimento e menos de 1,5 metros de largura. Tal como o Copen, o Honda S660 é um Kei Car desportivo mas aqui com motor colocado em posição central traseira. A caixa é também uma rara manual com seis velocidades. Emoções a céu aberto com consumo abaixo dos 5 l/100 km e facilidade de estacionar em qualquer “buraco”? Onde é que se assina?
Suzuki Alto Works
Outro Kei Car e por isso outra miniatura de quatro rodas, aqui em formato caixinha. Apesar disso, acho-lhe um piadão, principalmente na versão Works. Este devia chamar-se, no entanto, Suzuki Altamente. Custa o equivalente a 12 500 euros no Japão e não lhe faltam os modernos assistentes de condução como a travagem automática em cidade. Para quem precisar, está disponível em versão 4×4. Não é preciso. Já vem a seguir a minha proposta para esse segmento.
Toyota Land Cruiser 70
Produzido em Portugal e não se vende cá. O Land Cruiser 70 destina-se a mercados do Médio Oriente e a outros como a África do Sul e a Austrália. Tem aquela robustez tipicamente Toyota que transmite a confiança necessária para dar uma volta ao mundo sem paragens forçadas por aventuras debaixo do capot. Pode ter motor Diesel V8 com 205 cavalos e 430 Nm de binário. Já podem esquecer o Suzuki Alto 4×4.