4 carros para quem não quer nada com turbos
O mercado está a ser invadido pelo fenómeno, cada vez mais inevitável, da electrificação. Mas ainda antes da chegada dos electrões aos propulsores até então puramente mecânicos dos nossos automóveis, também a sobrealimentação tomou conta de praticamente todas as gamas de todas as marcas.
A entrada em força dos turbocompressores permitiu fazer mais com menos, oferecer mais potência com motores de cilindrada mais pequena, bem como com consumos mais reduzidos, pelo menos em teoria. São assim pouquíssimos os automóveis actualmente à venda que dispensam o empurrão adicional de ar que o turbo permite.
Fomos à procura e encontrámos estes 4 automóveis que não podiam ser mais diferentes entre si, apontando também a tipos de cliente bem distintos. Contam-se pelos dedos de uma mão, mas parece que ainda há motores atmosféricos para todas as necessidades. Bem, quase.
Deixámos de fora os híbridos e outras maravilhas da engenharia como o T.50 de Gordon Murray. Incluí-lo nesta lista seria uma piada de mau gosto. Seguem-se 4 propostas com motores não sobrealimentados para 4 tipos de condutor em 3, 2, 1:
Mitsubishi ASX para o condutor SUV
O ASX conta já com bastantes anos de serviço e isso nota-se quer no design interior, quer no exterior, apesar das actualizações de que vem sendo alvo. Ainda assim, por 22 650 euros, preço de campanha com entrega de viatura para abate, parece-nos um valor justo por um modelo com o formato da moda, motor 1.6 com 117 cavalos, suspensão independente no dois eixos e uma lista de equipamento bastante apelativa. Se és fã de SUV, não precisas de ler o resto.
Mazda MX-5 para o condutor descapotável
Com capota de lona ou na versão RF, o MX-5 é, no seu conjunto, uma das melhores experiências de condução da actualidade, seja quando equipado com o motor dois litros ou com o meu preferido, o 1.5 litros de 132 cavalos. Não tem porta-luvas, mas tem uma das melhores caixas de velocidades de sempre. O preço base é 28 814 euros e o MX-5 base é tudo o que precisas.
FIAT Tipo para o condutor racional
O FIAT Tipo é uma das propostas com melhor valor do seu segmento. Disponível em três formatos de carroçaria, hatchback, sedan ou station wagon, a gama Tipo inclui um motor 1.4 de 95 cavalos que também dispensa o agora quase obrigatório turbo. Pode ser teu por apenas 16 804 euros. Escolhe o formato de carroçaria que mais te agrada e apressa-te. A FIAT vai lançar um novo Tipo e é, adivinhaste, “turbinado”.
Toyota GT86 para o condutor piloto
O Toyota GT86 é um dos melhores automóveis a comprar se procuras sensações. A receita para a diversão é simples: motor boxer, tracção traseira, caixa manual e pneus “normais”, uma vez que o seu objectivo não é ser o mais rápido, mas sim o mais recompensador de conduzir. São 200 cavalos por 41 990 euros. Um velho amigo da Garagem e um amigo para a vida.