Connaught Type-D: um quase-esquecido mas maravilhoso motor V10 de 2 litros britânico
Há carros e motores muito especiais. De configurações muito variadas, com cilindradas, também elas, muito diferentes. E, depois, há estes como o Connaught Type-D: um V10, de 2 litros, com um ângulo de, apenas, 22,5º.
Foi o Mike Fernie, do DRIVETRIBE, que, num dos seus vídeos, falou deste desportivo britânico esquecido. Um carro daqueles feitos numa garagem recôndita, na periferia de uma qualquer cidade britânica, por um punhado de homens de meia idade e de pint na mão, que trabalharam durante décadas para os grandes fabricantes e que, a dada altura, decidiram que deviam tentar a sorte. Carros fantásticos, portanto.
Grande parte das marcas que agora nos fazem sonhar começaram assim mesmo. Grupos pequenos de engenheiros e mecânicos, soldadores e ferreiros, que tornaram os seus carros e motas de sonho uma realidade. O nosso obrigado a todos eles e elas, porque de outra forma não teríamos marcas como Caterham, Lotus, McLaren, Harley-Davidson, entre outras. Quanto mais próximo da garagem está o stand, mais fantástico será o carro, tenho a certeza.
Este motor V10 a 22,5º nasceu da mente de Tim Bishop e Tony Martindale, ex-consultores da Jaguar. Decidiram pôr mãos à obra e o resultado, apresentado em 2004, foi o Connaught Type-D, um carro com 300 cavalos e 371 Nm de binário, capaz de sprintar dos 0 aos 100 km/h em 4,3 segundos, num carro com um peso de cerca de 750 kg. Uma receita vencedora, na minha opinião. Estava previsto fazerem uma versão híbrida – que ainda esperam ver fabricada – e ainda existem alguns chassis e motores.
No vídeo, Tim fala com Mike e explica um pouco o motor, a configuração e o que estava planeado para o carro. E dá-nos uma pequena amostra do fenomenal som deste V10 compacto. “Consegue muito mais rotação, mas como não há refrigeração, é melhor não puxar mais.” Vê se tratas disso, Tim, porque pelo que já ouvimos, deve ser maravilhoso no redline.