Aptera 3: com este eléctrico, a autonomia deixa de ser uma desculpa
Sim, é verdade que com uma autonomia declarada de até 1600 quilómetros, já ninguém pode dizer que “eléctricos para mim nunca”. Isto porque o Aptera 3, se equipado com o pack de baterias de 100 kWh, declara uma autonomia máxima de até 1600 quilómetros. Dá para ir, para vir, e repetir o trajecto, grande ou pequeno, dezenas ou centenas de vezes.
E o segredo está no design, esse sim, com muito potencial para ser a desculpa para este não ser o automóvel que te vai fazer aderir à mobilidade eléctrica. A sua carroçaria em forma de gota e com rodas salientes não é, de facto, para todos os gostos, mas a sua eficiência aerodinâmica é o segredo de tão extensa autonomia.
Com um CX de apenas 0,13, o Aptera 3 é dos automóveis mais eficientes do mundo a nível de penetração no ar e estará igualmente disponível com outros três níveis de bateria: 60, 40 e 25 kWh para autonomias de, respectivamente, 966, 644 e 402 quilómetros. O Aptera 3 tem apenas 3 rodas (curioso!), duas no eixo dianteiro, cada uma com o seu motor.
A carroçaria está coberta de painéis com células fotovoltaicas que, se o sol ajudar, podem contribuir com até mais 60 quilómetros de autonomia. Nos Estados Unidos da América, o Aptera 3 está disponível a partir de cerca de 26 mil dólares, o equivalente a, sensivelmente, 21 500 euros. Aqui entre nós, adoro o design.