Porsche Boxster: uma história resumida dos seus 25 anos – Parte 3 – #981
Foi a 6 de Março de 2012, por ocasião do Salão de Genebra, que a Porsche apresentou a geração 981 do Boxster. E esta foi, na verdade, uma evolução bem mais significativa do que a anterior, pois o 987 estreou uma carroçaria totalmente nova, bem como um chassis completamente revisto.
A distância entre eixos cresceu, assim como a sua largura, dando ao Boxster uma pegada mais abrangente, solução que, aliada à redução de peso e às jantes maiores, transformou por completo a dinâmica do Porsche de motor central. Novidade foi, igualmente, a adopção de uma direcção assistida electro-mecânica. Com o 981, a potência subiu, mas a Porsche afirma que os consumos desceram cerca de 15%.
Exteriormente, destacam-se os vãos mais curtos, bem como o pára-brisas agora em posição mais avançada. O habitáculo passou a estar coberto por uma capota de comando eléctrico, integralmente nova. Por dentro, novo design, mais espaço e melhor ergonomia com a solução de consola central elevada.
Quer o Boxster, quer o Boxster S da geração 981 dispõem de novos motores boxer de 6 cilindros com injecção directa. A versão base, com motor 2.7 litros, oferece 265 cavalos e o S, com 3.4 litros de cilindrada, chega aos 315 cavalos. Em Abril de 2014 surge o Boxster GTS com o mesmo motor do S, mas “puxado” até aos 330 cavalos. Este era proposto de série com caixa manual de 6 velocidades, mas a PDK, de 7 relações, estava disponível em opção.
O pack Sports Chrono estava também disponível como opcional para o Boxster e incluiu, pela primeira vez, apoios de transmissão activos. Novidade era também o sistema Porsche Torque Vectoring com diferencial autoblocante mecânico. O Boxster Spyder manteve os 320 cavalos da geração anterior. Entre 2011 e 2016, sensivelmente, a Porsche produziu um total de 54 374 unidades do Boxster.