Porsche Boxster: uma história resumida dos seus 25 anos – Parte 4 – #982
A quarta geração do Boxster chegou 20 anos depois do seu lançamento original e recebeu, pela primeira vez, motores boxer de quatro cilindros equipados com turbo. Estávamos em 2016 quando a Porsche lançou a actual geração, agora designada por 718 Boxster e, claro 718 Boxster S. Continuou-se, assim, com a tradição dos motores de quatro cilindros dos 718 das décadas de 1950 e 1960.
Este motor novo produz 300 cavalos na sua versão base, com dois litros de cilindrada, e 350 cavalos na versão S, com cilindrada aumentada para 2.5 litros. Mais tarde surgiu o 718 Boxster GTS com ainda mais potência extraída do motor: 366 cavalos. Com a chegada dos motores turbo (de geometria variável no S), os Boxster deram também um salto a nível de binário, passando a oferecer 380 ou 420 Nm, respetivamente no “não S” e no S, ainda antes de atingidas as 2000 rpm. Ambos os 718 estão equipados com caixas manuais, mas a PDK sempre foi opção.
A nível de chassis, foram várias as modificações, inclusivamente nos travões, a fim de melhorar a dinâmica já de si referencial. No que diz respeito a design, a Porsche aplicou-se quer no exterior, quer no habitáculo, com nova tampa da bagageira, pára-brisas e capota, por exemplo. O tablier foi também uma das principais novidades da geração 982. Por fora, destacavam-se ainda as jantes de 19 polegadas, de série no S, mas que podiam ainda chegar às 20 polegadas, em opção. Aquando da introdução do 718 Boxster MY20, a Porsche apresentou um novo GTS, com motor quatro litros de seis cilindros, atmosférico, e com 400 cavalos. Acima, em termos de números, só o 718 Boxster Spyder com motor de 420 cavalos.
Até ao final de 2019, foram produzidas 45 655 unidades do 718 Boxster e no total das quatro gerações, foram 343 942 os roadsters com motor boxer fabricados pela Porsche. Segundo o símbolo de Estugarda, o Boxster é actualmente um pilar essencial da marca, reconhecido pela sua dinâmica de excepção e pela capacidade de oferecer um imenso prazer de condução. E quem somos nós para discordar? O Boxster é um sucesso e está de parabéns.