Técnicas para conduzir muito melhor – Parte 2 de 3
Para primeiro artigo deste novo ano de 2021, achei que faria sentido escrever a segunda parte das técnicas para conduzir muito melhor. Primeiro, porque nunca é demais lembrar e, segundo, porque há muita gente que nas épocas festivas parece que se esquece ainda mais de como se deve conduzir. Aviso já: se estás à procura de um tutorial sobre como “sacar” piões, não vais encontrar nada. Talvez um dia o façamos. Pelo saber e pela ciência, claro.
Mantém uma distância de segurança
Para além de ser das coisas mais importantes para evitar acidentes e parecer intuitiva, há gente que teima em querer “cheirar o rabo” dos carros que vão à sua frente. Alguém avise esse pessoal que anda a olhar durante demasiado tempo para os seus cães. Todos o fazemos, uma vez ou outra. Mas, regra geral, temos consciência disso e corrigimos logo o problema. Há gente que não quer saber. Devem ter sido praticantes de atletismo e acham que aqueles centímetros que não estão a dar os vão fazer chegar mais longe. Talvez vão, mas provavelmente à assinatura da declaração amigável.
Manter uma distância de segurança, não só evita que se tenha um acidente, como facilita a fluidez do trânsito, tanto em cidade como fora dela. Devemos adaptar a distância à velocidade que temos e ao espaço necessário para travar. Se estivermos em hora de ponta e situações similares de trânsito, devemos ter distância suficiente para não bater, naturalmente, e para evitar o máximo possível a paragem do carro, para evitar a criação e aumento de filas de trânsito. Se não formos gulosos todos ganham.
Cruzamentos
Parar dentro de um cruzamento é uma contra-ordenação leve com coima de 25 a 125 euros. Na minha opinião até está bem enquadrada quanto ao tipo de contra-ordenação e coima, só acho é que a polícia devia andar a passá-las que nem pãezinhos quentes. O trânsito nas cidades ficava logo melhor. Isso e um reforço na sinalização e nos avisos para não parar em cima do cruzamento.
Este é para os chicos-espertos que ou não prestaram atenção às aulas de código ou simplesmente estão a cagar-se. Perdoem-me o francês mas é mesmo assim. Se estás parado num semáforo, por exemplo, e há trânsito, avançares para dentro do cruzamento assim que fica verde quando sabes perfeitamente que não há espaço depois dele para ti é só absolutamente idiota e devia dar, para além da coima, uma paulada nos queixos por parte de todos os condutores que querem passar e tu não deixas, até que o trânsito avançasse. Eu sei que disse que a coima era suficiente, mas depois comecei a escrever e a pensar nisto e fico assim. Por favor, se não há espaço para avançares em segurança e a permitir a circulação do trânsito, fica quieto. Se todos cumprirem, todos chegam a casa e ao trabalho mais depressa e seguros.
PS: ainda há bons condutores. Há dias estava no trânsito e ao meu lado estava um senhor num SUV – ninguém é perfeito – que me acompanhou durante uns três cruzamentos enquanto ficávamos paradinhos no semáforo para não atrapalhar os cruzamentos. Ele depois foi à vida dele, mas eu fiquei contente. Depois lembrei-me que ele tinha um SUV e passou-me a alegria. Por outro lado, uns dias depois, houve um que até me fazia sinais de luzes e esbracejava para eu avançar para o meio do cruzamento.
Esperamos que tenhas gostado e já agora partilha com os teus amigos. Temos a certeza que todos nos revemos nestas situações.
Segue-nos no Instagram