Renault lidera mercado dos ligeiros e conquista primeiro lugar entre os eléctricos
O mercado automóvel nacional de ligeiros registou uma quebra de quase 34%, a segunda maior descida de toda a Europa. Apesar disso, a Renault manteve em Portugal o estatuto de marca mais vendida pelo 23º ano consecutivo e com uma quota de mercado de 13,1%. O Renault Clio foi, igualmente, pelo 8º ano consecutivo, o modelo mais vendido em Portugal.
No que diz respeito ao mercado de eléctricos, o mercado cresceu 14% e a Renault, em particular, registou um crescimento de 28%, subida que lhe valeu a liderança com uma quota de mercado de 17,5%. O Zoe foi inclusivamente o segundo modelo eléctrico mais vendido de 2020 no nosso mercado.
Já no respeitante à Dacia, o grupo Renault tem igualmente motivos para estar satisfeito, pois a marca romena registou a melhor quota do mercado de veículos de passageiros de sempre, com 3,2%. O Sandero é o grande responsável desse registo, destacando-se como o modelo mais vendido em 2020 a clientes particulares e isto no seu último ano de comercialização, antes da introdução da nova geração.
“O ano de 2020 foi evidentemente muito influenciado pela pandemia e o mercado português, com uma quebra de 34%, foi um dos mais impactados na Europa. Apesar disso estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos na Renault, com a liderança do mercado de veículos elétricos e com a liderança global do mercado. A Dacia obteve o melhor resultado de sempre e o Sandero foi líder do mercado de clientes particulares. Esta performance confirma a nossa confiança no potencial de crescimento da marca Dacia numa situação em que assistimos a uma maior racionalidade na aquisição de automóvel por parte dos clientes”, disse Zineb Ghout, Directora-Geral da Renault Portugal.
O ano de 2021 será um desafio para todas as marcas de automóveis e quer a Renault, quer a Dacia, preparam-se para reforçar as suas posições de liderança com a introdução de novos e essenciais modelos como os novos Kangoo e Express, o SUV coupé Arkana, com motorização híbrida, e o eléctrico Spring, este último da responsabilidade da marca romena.
Segue-nos no Instagram