Primeiras baterias de carregamento ultra-rápido começam a ser produzidas
Se, há uns anos atrás, carregar totalmente uma bateria em poucas horas era obra, actualmente conseguimos taxas de carregamento de 80% em 30 minutos. Apesar dos avanços tecnológicos, a velocidade de carregamento, mais do que a autonomia, é o factor determinante na eliminação da ansiedade do consumidor.
O problema
Não importa se a autonomia de um carro eléctrico é de 200 ou 400 quilómetros. O que realmente importa, na verdade, é o tempo que demoramos a carregar completamente a bateria. Para atestar um carro com combustível são necessários cerca de 5 minutos. Os mesmos 5 minutos que a StoreDot, empresa tecnológica israelita, pretende alcançar a nível comercial nos próximos 2 anos.
Neste momento, começaram a ser produzidas pela sua parceira EVE Energy Co. as primeiras baterias da StoreDot que se carregam completamente em 5 minutos. Esta é, ainda, a primeira geração das baterias que a empresa espera que revolucionem o mercado dos carros eléctricos. Servem, apenas, como mostruário da tecnologia.
A solução
Para alcançar estes tempo de carregamento, com toda a segurança necessária, a StoreDot substituiu o ânodo de grafite por um metaloide (semimetal) de nano-partículas. Isto pode não dizer nada aos comuns mortais, mas para os cientistas da empresa, significou conseguir um tempo de carregamento extremamente curto, sem os riscos associados de temperatura, inchaço e ciclos de vida. Isto ajudou a desenvolver esta primeira geração de baterias e, também, a preparar caminho para a segunda geração. Esta próxima geração irá substituir os ânodos de metais ou metaloides por materiais de silicone e, segundo o Dr. Doron Myersdorf, CEO da StoreDot, esperam ter já protótipos prontos para utilizar em carros eléctricos no fim deste ano.
Uma das maiores vantagens das baterias da StoreDot é não necessitarem de tecnologia de fabricação específica, podendo ser construídas nas linhas de montagem já existentes para as actuais baterias de lítio. Isto agrada a muitos construtores e empresas, entre os quais a Daimler, Samsung e BP, que já investiram dezenas de milhões de euros na empresa.
Já em 2014 a StoreDot tinha desenvolvido uma bateria para telemóveis que se carregava completamente em 30 segundos. É o futuro cada vez mais próximo e a luz ao fundo do túnel para o mercado dos automóveis eléctricos.
Segue-nos no Instagram