Opel Ampera: 10 anos de um carro visionário
Quando a malta andava toda a começar a falar dos eléctricos e uma ou outra marca lançava os seus primeiros modelos, a Opel – e a Chevrolet – lançava a solução para o condutor comum que queria algo ecológico e eficiente.
Visionário
Isso mesmo. Há 10 anos, a Opel lançava o Ampera, um carro eléctrico com uma autonomia que ia dos 40 aos 80 km, dependendo das condições e estilo de condução. Parece pouco, nós sabemos, mas foi numa altura em que ainda nem se falava de híbridos plug-in. A vantagem? Tinha um extensor de autonomia que lhe permitia fazer 500 km sem stress. Algo que, mais uma vez, só agora alguns eléctricos conseguem. E não conseguiram livrar-se do stress, porque é preciso procurar um carregador. Para o Ampera basta ir à bomba e meter gasolina para alimentar o extensor.
Híbrido eléctrico
A verdadeira vantagem deste Ampera – e do Chevrolet Volt nos EUA – era o facto de ser um eléctrico com uma autonomia suficiente para a vida quotidiana, mas ter, também, um motor 4 cilindros de 1.4 litros e 84 cavalos como gerador de eléctricidade para quando ficar sem carga nas baterias.
O motor eléctrico tem 150 cavalos e a bateria tem 16 kW. De acordo com as normas de medição de consumo da altura, o Ampera é capaz de 1,2 litros/100 km, o que é impressionante. O binário é de 370 Nm e permite acelera até aos 100 km/h em 9 segundos. A velocidade máxima é de 160 km/h. São números bastante simples, mas é mesmo isso aquilo a que se propõe um carro com esta tecnologia: eficiência sem a ansiedade de ficar apeado ou ter de esperar muito tempo para uma carga completa.
O Ampera carrega as baterias entre 5 a 9 horas, dependendo da potência de carregamento. Este é o único departamento em que a diferença para os dias de hoje é notória, embora modelos híbridos recarregáveis actuais andam em torno destes tempos; tudo para manter a saúde e longevidade das baterias.
Novidade e a prova do tempo
Quando o Ampera foi anunciado, foram mais de 5000 os que se inscreveram como potenciais clientes. Isto provou não só o interesse como o conceito diferenciador para altura. Os jornalistas também ficaram impressionados e deram-lhe o prémio de “Carro do Ano” na Europa em 2012. O clube automóvel alemão ADAC realizou um teste de longevidade que começou em 2012. Durante 8 anos, o Ampera fez mais de 200.000 quilómetros com uma robustez impecável.
Foi o eléctrico mais vendido em 2012, com 6631 unidades, e no fim da sua produção, em 2015, tinha vendido mais de 10 mil. Fez parte da estratégia de electrificação da Opel e sem dúvida lançou as bases para o Grandland X híbrido plug-in, Corsa-e ou Mokka-e. Dez anos depois, a conjugação de motor eléctrico com extensor de autonomia a gasolina é uma solução que não só é eficiente, como já foi adoptada por outras construtoras. Até a Opel prentende ter, até 2024, uma versão electrificada de todos os seus modelos.
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