Volvo 850: o icónico modelo sueco faz 30 anos
O design inconfundivelmente Volvo do 850 não parece já estar quase a fazer 30 anos, mas foi a 11 de Junho de 1991 que a marca sueca apresentou o seu novo modelo na Stockholm Globe Arena. Rapidamente se transformou num dos modelos mais icónicos da Volvo e foi inclusivamente apelidado do “automóvel mais seguro do mundo” pela imprensa especializada da época.
O Volvo 850 foi o produto final do projecto Galaxy e ficará para a história como o primeiro modelo do símbolo sueco a aderir à configuração de tracção dianteira aliada a um motor de cinco cilindros em linha colocado transversalmente. Foi também o primeiro Volvo poder contar com tracção às quatro rodas e destacou-se, com grande sucesso, no mundo da competição. Também ao nível da segurança, o 850 foi um Volvo inovador, contando, por exemplo, com o SIPS, o sistema integrado de protecção lateral e com cintos de segurança dianteiros com ajuste automático. A publicidade da época diz tudo. Vejam!
Projecto Galaxy, mas porquê?
A designação “Galaxy”, escolhida para o projecto iniciado em 1978, ficou a dever-se à ideia de que era necessário “pensar de forma livre e apontar para as estrelas”, rompendo com o passado no desenvolvimento do completamente novo 850. O projecto dividiu-se em duas vertentes: a sueca desenvolveu a série 850 e a empresa holandesa Volvo Car B.V. ficou encarregue de trabalhar na série 400, utilizando a mesma tecnologia de base.
A primeira versão a chegar ao mercado foi o 850 GLT, com motor de cinco cilindros, cabeça de 20 válvulas e 170 cavalos. Em 1993 chega aquele que é, provavelmente, o formato de carroçaria mais apreciado, a carrinha. A secção traseira era, uma vez, indiscutivelmente Volvo, muito vertical, beneficiando o compartimento de carga e com iluminação que ocupava todo o último pilar, uma característica que se mantém nos dias de hoje. Foi distinguida, no Japão, com o prestigioso “Good Design Grand Prize” em 1994 e em Itália com o “Most Beautiful Estate”.
Em 1994, a Volvo mostra no Salão de Genebra o impressionante T-5R, uma edição limitada a 2500 unidades, todos de cor amarela, com motor de 240 cavalos e 330 Nm. Esgotaram tão depressa que a Volvo decidiu produzir uma nova série, agora de cor preta, a que se seguiu uma outra nova série T-5R, de 2500 exemplares, de cor verde escura.
Nesse mesmo ano a Volvo regressou às pistas, aos circuitos que integravam o BTCC, o Campeonato Britânico de Automóveis de Turismo, através da equipa TWR – Tom Walkinshaw Racing. As duas carrinhas Volvo 850 eram então conduzidas por Rickard Rydell e Jan Lammers, mas para a temporada de 1995 a Volvo foi obrigada a participar com o 850 em formato berlina.
Ainda em 1995 a Volvo introduz no 850 outra inovação no campo da segurança passiva, os airbags laterais, uma estreia mundial num carro de produção. No ano seguinte chega a tracção integral à gama 850, de certa forma, o precursor dos modelos XC. Foi, igualmente, em 1996 que a Volvo terminou a produção do 850, depois de 1.360.522 automóveis produzidos. O nome 850 viu-se substituído, em 1997, pelos novos S70 e V70, respectivamente, a carroçaria berlina e a carrinha.
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Fotos: Volvo