Revisão do ISV pode enriquecer parque nacional de automóveis clássicos
As alterações no Imposto Sobre Veículos previstas no Orçamento de Estado de 2021 trazem boas notícias para os fãs de automóveis clássicos que ponderem importar o carro dos seus sonhos ou adicionar outros modelos às suas colecções particulares.
Isto aplica-se a veículos com mais de 15 anos – todos os clássicos, portanto – importados de um país membro da União Europeia com primeira matrícula posterior a 1 de Janeiro de 1970, património móvel que em 2020 era acompanhado de uma elevada penalização na hora de o legalizar.
Estas alterações aproximam o ISV dos veículos com matrícula pós-1970 daquele exigido por outros com registo anterior, com uma redução do ISV que acompanha, de certa forma, a desvalorização dos automóveis – de alguns, de outros nem tanto – com o passar dos anos.
No caso dos veículos produzidos antes de 1970, o ISV a pagar é calculado apenas com base na cilindrada do seu motor, não sendo considerada a componente ambiental (emissões de CO2), sendo que assim, para esses, nada se altera com a entrada em vigor das medidas previstas no OE de 2021.
É, igualmente, importante alertar para as diferenças que agora se fazem sentir entre dois modelos idênticos, um proveniente da União Europeia e o outro do ex-membro Reino Unido. No entanto, estas são medidas há muito aguardadas pelos fãs de clássicos, apaixonados que podem agora ajudar a melhorar, ainda mais, o panorama nacional dos automóveis antigos.
E como a ideia nos entusiasma, todos na Garagem decidimos simular o valor do ISV a pagar por um dos nossos modelos de sonho. No entanto, saber as emissões de CO2 declaradas para cada um dos modelos não foi tarefa fácil e se umas nos parecem demasiado optimistas, outras tivemos mesmo de estimar. Assim, recorrendo ao simulador do ISV para 2021, obtivemos os seguintes resultados:
Ford Focus RS / 2002 / 1988 cc / 237 g/km / 14.816 € (2020) / 3.680 € (2021) / -75%
BMW M3 / 1987 / 2302 cc / 233 g/km / 14.389 € (2020) / 3.850 € (2021) / -73%
Audi Quattro / 1981 / 2144 cc / 263 g/km / 19.822 € (2020) / 4.808 € (2021) / -76%
Jaguar E-Type V12 / 1971 / 5344 cc / 410 g/km / 50.485 € (2020) / 13.542 € (2021) / -73%
Alfa Romeo 75 3.0 V6 / 1988 / 2959 cc / 290 g/km / 25.685 € (2020) / 6.643 € (2021) / -74%
Segue-nos no Instagram